Polícia divulga ‘mug shot’ de Donald Trump

A polícia da Geórgia, nos Estados Unidos, divulgou o “mug shot” (foto de réu) do ex-presidente Donald Trump nesta quinta-feira (24). Ele se entregou às autoridades depois de ser acusado de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020.

Trump ficou pouco tempo no local e já saiu porque aceitou pagar a fiança de R$ 1 milhão 

Segundo o xerife do condado de Fulton, Pat Labat, fotografar o réu antes de ele ser liberado sob fiança é um procedimento normal na Geórgia. Nas outras três ocasiões em que Trump se apresentou à Justiça, o ex-presidente não precisou tirar o “mug shot”.

O ex-presidente compartilhou a foto em sua plataforma de mídia social, Truth Social, com um link para o site de sua campanha, onde a fotografia aparece destacada com uma solicitação de doações.

“Hoje, na prisão notoriamente violenta do condado de Fulton, Geórgia, fui PRESO apesar de não ter cometido NENHUM CRIME”, escreveu ele na plataforma.

Por que só teve foto agora?

Como explica o “New York Times”, uma fotografia, no caso de Trump, é totalmente dispensável para fins práticos.

O propósito das “mug shots” é ajudar os policiais a reconhecer um acusado de um crime para localizá-lo, se ele, eventualmente, fugir. Essas fotografias são distribuídas também para a imprensa, para que a imagem seja divulgada e o rosto do suspeito seja reconhecido em público.

No entanto, neste caso, não se considera que Trump pode fugir e, além disso, o rosto dele já é conhecido.

Entenda o caso

Após a derrota para Joe Biden, Trump tentou reverter o resultado em estados onde ele havia perdido.

Nos EUA, as eleições são indiretas: os eleitores, na verdade, votam em delegados que vão representar cada estado em um colégio eleitoral –são esses delegados que escolhem o presidente. Cada estado tem um número específico de delegados e regras próprias para definir quem serão os delegados.

Na Geórgia, a regra é que todos os delegados do estado serão do candidato à presidência que tiver mais votos –mesmo se for por uma pequena maioria. Foi isso o que acontecem em 2020: Biden ganhou por pouco de Trump no estado.

Por isso, esse foi um dos estados onde Trump e seus aliados se concentraram para tentar reverter os resultados.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Você também pode gostar